Mesmo o mais ignorante, preguiçoso e egoísta ser humano tem ao menos uma boa ideia na vida. Mas nem por isso se torna um empreendedor. Nos locais mais inóspitos igualmente nascem plantas, mas nem por isso elas se tornam gérmens de florestas ou ecossistemas.
Mas se você sentir o chamado para a inovação útil, para a contribuição personalíssima sua para o mundo através do empreendedorismo responsável, considere esses passos:
- Anote sua ideia. Mantenha silêncio sobre ela com os outros.
- Pegue um bloquinho (ou algo similar, que você possa carregar e anotar rapidamente) e batize-o como a incubadora da sua ideia. Tudo relacionado a ela que vier à sua mente ao longo de alguns dias deve ir para ele. É a incubação.
- Quando sentir que pouca coisa nova está sendo acrescentada, é hora de ela metamorfosear. Transforme a ideia em um conceito. O conceito é algo que tem a ver com alguma necessidade individual ou coletiva. Para quem? Quando? Por quê? E se não? são perguntas que precisam ser pensadas na conceituação. Evite materializar o conceito por hora.
- Quando as perguntas estiverem esgotadas de respostas novas, é hora de metamorfosear de novo. O conceito deverá se transformar num protótipo. O protótipo é um ambiente de teste controlado para submeter o conceito à prova. É hora de aplicar o conceito em poucas pessoas de sua confiança, mas sem falar que é um conceito de algo novo. Aplique sem explicar muito. Veja o resultado. Revisite o conceito se necessário.
- Quando o protótipo estiver suficientemente maduro, é hora da última metamorfose: de protótipo a produto. Nessa fase, você estará frente às necessidades empresariais: divulgação, financiamento, logística, fluxo de caixa, empregados, o que for necessário. É bom procurar ajuda especializada de algum órgão com experiência. Comece.
Não seja apressado. Não deixe-se levar pela empolgação. Empreender é planejar, testar e agir. Pular etapas só fará com que você perca o seu tempo.
Por fim, lembre-se: empreender é cuidar do jardim do mundo das ideias, disciplinar o adubo do mundo dos sentimentos e deixar crescer com a força do mundo das ações. A união dessas três potências transforma ideias em realizações, desde pequenas a grandes. Para esse processo vale a frase de Walt Disney: "If you can dream it, you can do it" ("Se você pode sonhar com algo, você pode fazer").
Nenhum comentário:
Postar um comentário