À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


segunda-feira, 20 de novembro de 2017

"Show me"

Filho, os que trabalhamos com auditoria costumamos usar essa expressão inglesa "show me" para pedir evidências objetivas daquilo que observamos, das informações que recebemos. O povo latino é muito melindrado com esse pedido e sempre leva ao pessoal, achando que é uma desconfiança de sua honestidade. Não é. Procurar, às vezes pedir e sempre analisar fatos além de palavras é uma prática muito recomendada.


Algumas pessoas têm uma séria tendência ao descolamento da realidade. Elas criam, por mecanismos internos, palcos imaginários nos quais passam a atuar e paulatinamente seus pensamentos e ações começam a se distanciar dos fatos concretos. Cuidado para não se deixar levar por sua visão esquizofrênica! O melhor remédio para isso é o "show me" - mesmo que não explicitamente. Volte à Terra, ponha os pés no chão, desapaixonadamente vasculhe os dados, evitando tirar conclusões, e monte para si um painel duro, frio, do mundo real.

Mesmo que não esteja lidando com uma mente alienada, o "show me" será seu aliado para fugir do lugar comum, do senso comum. Faça a conta e - como diria um amigo do papai - "perca para a conta". Algumas coisas são ilógicas mas dão segurança psicológica. Não há nada de errado com isso, desde que você saiba o que está fazendo. Quem consegue fugir do óbvio e se treina a fazer a conta o tempo todo descobre alguns tesouros escondidos importantes.

Por fim, meu filho, o pensamento objetivo fundamentado na realidade será seu escudo contra sua própria alienação, como meio de reflexão. O que você está fazendo é razoável? É justo? Tem coerência? Sua opinião sobre algo tem que lastro?

Estude, se baseie e esteja de sua parte sempre pronto para apresentar as evidências de seus pensamentos, de suas conclusões. Vivendo num mundo onde a imaginação divide espaço com a realidade, os fatos objetivos serão sempre seus fieis escudeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário