À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


domingo, 8 de julho de 2018

Foros

Filho, ficará claro para você, com o decorrer da vida, que as pessoas estão em variados níveis intelectuais, morais, sentimentais, sociais, etc. Se deixadas por si, elas buscarão seus semelhantes. Assim, se reúnem espontaneamente, de lados opostos que não se falariam: os benfeitores e os criminosos; os intelectuais e os toscos; os honestos e os ladrões. Mas há locais em que essas diferenças se encontram: são os visnetos latinos, ou os foros.


Por um lado, a quebra dos grupos naturais promove a diversidade e só por ela se oxigena o pensamento. Não estar apenas com quem te dá prazer é uma forma de autoeducação importante na sua formação. Ouvir, observar, treinar-se para ver com os olhos do diferente aumenta sua flexibilidade de entendimento e exercita sua humildade. Sempre que puder, valorize essas oportunidades de convivência com o diferente.

Por outro, quando você é obrigado a conviver, diuturnamente, com outros cujos princípios diferem radicalmente dos seus, é possível que se sinta desgastado, chateado, contrariado.

Os foros são esses locais de encontro na vida, casuais ou continuados. Os mais comuns são a família e as empresas. Imagine ter um filho muito superior a você, cognitiva ou eticamente: você, pai, no exercício do pátrio poder, pode ter uma posição de entendimento e aprendizado - sem fugir à sua responsabilidade - ou de reatividade e irritação. A primeira te faz tornar útil a experiência, a segunda, sofrer. O mesmo raciocínio em relação a alguém com posição hierárquica no mundo corporativo acima ou abaixo de você.

Reconhecer e compreender os foros, meu filho, te fará extrair das situações, mesmo das opressivas - onde você é obrigado a conviver com um entendimento flagrantemente inferior ao seu - as lições necessárias de paciência, entendimento e elevação.

Seja você mesmo, enxergue-se em si. Não perca sua essência de vista. Conviva com consciência, mas não se deixe nivelar por baixo. Busque suas origens, seus grupos de afinidade natural como combustível para os foros difíceis, mas não fuja deles. Os encontros que ali se dão só se dão ali.

Um comentário:

  1. Sim, é nos diferentes. que podemos ampliar a visão do mundo. Nos pequenos detalhes observamos a essência da vida

    ResponderExcluir