À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Churrasco

Meu filho, estávamos nos últimos dias na casa de sua dinda e lá preparamos dois churrascos.


E o que isso tem a ver com um texto para você? Em tudo na vida, filho, há sabedoria oculta. Das maiores teses filosóficas às situações mais ordinárias, tudo é recheado de ensinamentos. Extraí-los é um exercício de atenção, visão e paciência, Por isso, vi naquela grelha um bom lugar para assar, além de carnes, alguns bons pensamentos que podem ser úteis para você.

  • Prepare a brasa. O fogo vem primeiro, queima rápido, mas estraga o churrasco. Gaste tempo fazendo pegar a brasa. Significa ... gaste tempo preparando o terreno na mente das pessoas com quem pretende compartilhar suas ideias. Elas não podem ser incendiadas pelo fogo inicial da pressa, que queima: precisam ser convencidas pelo trabalho lento para que se tornem brasas que se sustentem o objetivo por si, com seu calor próprio.
  • É normal que a brasa pegue apenas em uma parte da churrasqueira. Não se incomode. Significa ... cada pessoa tem o seu tempo de absorção e replicação de ideais. Saiba respeitar esse tempo. A surpresa que esse respeito traz é que as melhores brasas normalmente são as que deram mais trabalho para "pegar".
  • Tempere as carnes antes de colocá-las na brasa. Não adianta ter uma carne cozida mas insossa. Significa ... reflita se as primeiras ideias que você tiver, mesmo que pareçam brilhantes, merecem um "tempero" certo (suficiente, jamais exagerado) antes de serem expostas à ação do calor. Não perca trabalho.
  • Posicione as carnes mais gordurosas (linguiça, por exemplo) no local com menos brasa. Ajuda a assá-las mais lentamente, diluir a gordura e, ao mesmo tempo, a gordura fará com que a brasa pegue melhor naquele local. Significa ... saiba posicionar seus pensamentos, suas ideias, seus ideais, onde possam frutificar mais. Nem todos podem compreendê-los e regá-los da mesma forma. Não menospreze os locais com pouca brasa: às vezes são terra fértil.
  • Carnes diferentes pedem tempo de exposição diferentes. Significa ... use suas ideias e palavras de acordo com a capacidade de os recipientes interagirem com elas. Não adianta nada ser erudito com o simples nem simplista com o sábio.
  • Ajuste a distância entre a carne e a brasa. Significa ... saiba regular a tolerância que suas ideias têm ao calor de uma comunidade que irá recebê-las para que elas não queimem nem esfriem. Normalmente esse é um serviço contínuo e a grande armadilha é esquecer de fazer sempre essa regulagem.

A propósito: o churrasco estava ótimo! Você também gostou muito dos pedacinhos de carne que te oferecemos. Espero também que goste desses desdobramentos que listei aqui.

P.S.: Caso no tempo em que leia isso, você considere ambiental ou socialmente inaceitável o consumo de carne animal, fique com as metáforas, esqueça os exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário