À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


domingo, 14 de fevereiro de 2016

Prestar atenção às pessoas

Filho, você provavelmente já terá ouvido reclamações de que não presta atenção em alguém (quase todo mundo quer mais atenção). É normal. Possivelmente essas pessoas que te disseram isso acham que você não dá valor a elas ou ao que elas dizem. Pode até ser verdade, mas pode ter outra causa.


Vamos imaginar um conjunto de pessoas de quem você gosta, a quem você dedicaria tempo para ouvir as ideias porque as respeita. Neste grupo, você ouvirá mais umas do que outras, sem que você tenha culpa alguma nisso. Sabe por quê?

Porque sua atenção tem o mesmo valor para quem fala pouco e quem fala muito. Se você dedica um mesmo tanto de atenção para quem diz apenas 1 palavra, é como um raio laser, focado, poderoso, transformador, você meditará fortemente naquela palavra e se lembrará dela com muita facilidade, talvez pelo resto da sua vida. Esse mesmo tanto você dedica para quem te diz 100 palavras. Obviamente, cada palavra terá apenas 1% da atenção da da primeira pessoa, e você poderá esquecê-las com muito mais facilidade.

Não seja grosseiro com quem é prolixo, tagarela ou mesmo carente demais. Uma boa técnica é repetir para ela, no final da looonga fala, em que ela contou - outra vez - a história de toda a vida dela, os pontos relevantes que precisam da sua ação. "Entendi, meu amigo, você gostaria que eu levasse esse pacote para você, é isso?" - vai ajudar você a se lembrar do que é importante, e a se esquecer do resto.

Quanto a você, quando tiver que passar uma mensagem a alguém que você quer que aquela pessoa lembre, seja rigorosamente objetivo, preciso. Não fale além do necessário. Normalmente a falha de comunicação está fortemente concentrada no transmissor. Melhore sua comunicação para que ela seja efetiva - antes de reclamar que alguém não te deu a devida atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário