À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


terça-feira, 8 de março de 2016

O número 2 e as dualidades

Meu filho, você verá que a maior parte das pessoas se sente bastante confortável em separar tudo em: preto e branco; certo e errado; bom e mau; alto e baixo; claro e escuro; longo e curto; possível e impossível; mente e corpo; etc. Cuidado, filho: são simplificações perigosas!


Você não está proibido de lançar mão dessas dualidades por um objetivo didático, para entender um sistema, mas esteja convencido de que, com elas, você está abrindo mão de uma riqueza imensa que liga um extremo a outro. Entre o preto e o branco há infinitas tonalidades de cinza.

Você já jogou uma moeda para cima? Já a observou? Quantos lados ela tem? Cara e coroa, você dirá. Mas ela não pode cair de lado, em infinitas posições? Não se espante, meu filho: na vida real todas as moedas caem de lado. Mais: uma moeda que cai e rola é igual a outra que cai sem rolar? E se a moeda cair sobre outra coisa? E se alguém alterar sua trajetória no ar, o resultado ainda é válido?

Esteja atento porque está na cultura do mundo o dualismo. As pessoas assumem posições apaixonadamente e brigam por elas irracionalmente, apegadas à falsa ideia de que uma moeda tem dois lados bem definidos. Você será pressionado a assumir rótulos, posturas duras, inflexíveis, como quem defende um time de futebol. Não ceda a essas pressões.

Mesmo que você decida assumir bandeiras ou vestir camisas, aqui ou ali, não confunda a bandeira com a sua mão nem a camisa com o seu peito. Descanse a bandeira ou retire a camisa com frequência, filho, para se lembrar disso. Não abra mão de sua análise crítica por ideologia alguma.

Você é um ser complexo, multifacetado e em evolução constante. Enxergar o mundo pelos olhos da dualidade é engessar-se, reduzir-se, cegar-se. Permita-se, filho, ser humano, pondere, analise. Enxergue e faça enxergar.

Um comentário: