Meu filho, certa vez entrei na sala de um bom chefe que tive e vi pregados em seu quadro três pequenos papeis: PESSOAS DIFERENTES, PROPÓSITO COMUM, CONVERSA FRANCA. Aquelas três expressões simples seriam fundamentais para eu entender o caminho do sucesso de qualquer coletividade.
A combinação dessa tríade me lembrou o Triângulo de Penrose, representado de forma muito interessante com Lego na figura acima. Um princípio leva a, sustenta e, ao mesmo tempo, é suportado por outro, de forma que só seu conjunto completo, com suas interações infinitas, tem significado. Outro símbolo possível é o do tripé: retira-se uma das bases e tudo despenca.
PESSOAS DIFERENTES
A multiplicidade de pontos de vista é o que enriquece uma análise e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Na Biologia, Charles Darwin descobriu que as espécies só sobrevivem porque se adaptam e só se adaptam porque há nelas variabilidade genética suficiente para criar gerações mais capazes de viver em ambientes que se alteram. Com o ser humano ocorre o mesmo: uma organização precisa ter um repositório de pensamentos distintos em seus quadros para conseguir se movimentar no tempo (adaptação à modernidade) e no espaço (adaptação a outras culturas, países, leis).
Valorize, portanto, a diversidade. Por mais difícil que seja lidar com o que pensa diferente de você, aí está o passaporte para a sobrevivência dos grupos - e da própria raça humana.
PROPÓSITO COMUM
É fundamental que, independente de temperamentos, pontos de vista, formas de trabalho, a equipe tenha um objetivo único para todos. Isso garante que os esforços serão somados construtiva e não destrutivamente. Por mais tentador que pareça e urgente que seja um problema, jamais parta para a ação sem antes alinhar o propósito comum com todos. É como um barco: todos precisam se voltar para o mesmo lado e ao mesmo tempo, mesmo que um reme com a mão, outro com uma pá e um terceiro desça na água e bata os pés - o que não dá é para um empurrar para frente e outro para trás.
E mesmo que as metas estejam claras para você, certifique-se de que estão claras para todos. Repetidamente. Às vezes todos concordariam com o propósito comum ... se o entendessem.
CONVERSA FRANCA
Essa última providência leva à necessidade de boa comunicação. A comunicação é um processo que envolve: um transmissor, um meio e um receptor. Qualquer um dos três pode ter problemas. Cheque se as mensagens importantes foram assimiladas. Uma técnica boa é, numa conversa, pedir para que a pessoa te diga o que entendeu de determinado ponto com as palavras dela ou, para não ser explícito, pedir para que ela te dê ideias de como viabilizar aquele ponto.
Importante: isso precisa ser feito, filho, de forma transparente, sem subterfúgios, sem intermediários. De preferência olho no olho, um por um. Se não for possível, com espaço livre em reuniões sem julgamentos. Ninguém falará a verdade com você se não confiar na sua boa fé e capacidade de lidar com ela. Falar e ouvir de forma franca é respeitar o outro, a organização e a si mesmo.
Esse gestor me disse, na ocasião, que essa era a fórmula presente, segundo pesquisas, em todas as empresas de sucesso. Repasso a você o aprendizado que ele me apresentou. Faça dele bom uso.
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