À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Educação: modelo de ensino

Filho, nós escolheremos para você o melhor caminho que conseguirmos para sua educação. Ele será sempre um equilíbrio entre iniciativa e conteúdo e jamais se distanciará de uma formação integral, que o respeite como ser complexo que você é, nas suas dimensões racional, emocional e, por falta de palavra melhor, espiritual. Para nós, a boa educação deve ser a base para prepará-lo para ser, no futuro, quem você quiser ser.


O ensino tradicional em nosso país é basicamente conteudista. Ele se baseia na premissa de que a quantidade e a diversidade de conteúdos intelectuais aprendidos e cobrados é sinônimo de boa educação. O aluno é o ser "sem luz" (a + lumni) ou "quadro branco" (tabula rasa) que é "preenchido" pela ação do professor. O professor é que ensina.

Outra abordagem mais moderna, chamada genericamente de construtivista, parte de outro princípio: que o conhecimento se constrói com o aproveitamento das potências do aluno e a partir delas. Seu foco é a iniciativa e a criatividade. O aluno é a massa bruta que precisa ser manipulada com habilidade pelo professor. O aluno é que aprende.

(Isso sem falar nos abutres da educação, os aproveitadores que não possuem nem princípios nem alma. Veem nela apenas um negócio que gera lucro e seu compromisso é apenas o do adestramento padronizado e massacrante para supostamente passar em determinadas provas: nem conhecimento, nem iniciativa, nem cultura, nem socialização, nem crescimento os interessam. Fazem um desserviço profundo para os estudantes e para a sociedade, mas, outra vez, isso não lhes incomoda. Os alunos são simples fontes de dinheiro e os professores trabalhadores escravos - eles não precisam de bons professores. Nós jamais o colocaremos em uma instituição assim. São o excremento da educação).

Nós buscaremos com você os equilíbrios que fujam dos extremos:
  • Fixação dos conteúdos pela aplicação em vivências práticas
  • Foco no estudo mas com criatividade de método
  • Atividades que estimulem sua visão lúdica da vida (música, teatro, etc.)
  • Algum tempo livre seu: para você fazer o que quiser (ou não fazer nada)
  • Técnica de escrita mas espaço para livre argumentação
  • Conteúdos regulados com cultura geral, de preferência vivencial
  • Contato social constante com realidades diferentes da sua
  • Reflexões constantes sobre o sentido maior da vida, da existência, da morte

E seja sua escola de cunho mais conteudista ou mais construtivista, nós equilibraremos a balança sem perder o objetivo maior de vista: sua realização como ser humano, sua felicidade.

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