À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Lealdade

Meu filho, é preciso que eu te fale da lealdade, que é a honra aos princípios éticos posta em prática. O mundo é profundamente desleal. Não se iluda: você deve satisfação à sua consciência, por isso não condicione sua lealdade à dos outros. Ela é o travesseiro da sua alma. Cuide bem dele.


Cuidado! Nem sempre é fácil detectar o desleal, mas os principais sintomas são:
  • Não pode haver lealdade onde há desonestidade. Aí o que existe é apenas interesse.
  • Não há lealdade seletiva. Se alguém é desleal com o outro, ele fatalmente será com você.

Uma vez detectada a deslealdade em alguém, eu recomendo que você se afaste dessa pessoa. Ele (ou ela) tem armas de que sua honra não permite que você lance mão e como trata-se de uma falha de caráter radical, é muitíssimo pouco provável que ele (ou ela) venha a mudar. Se você não conseguir seguir o conselho de seu pai, pelo menos não se deixe ferir pela decepção.

Mas a deslealdade dos outros é um problema deles consigo mesmos. É uma nuvem de negatividade que atraíram para si e com que terão que lidar. E você terá pouco poder de influência. Acredite.

Quanto a você, meu amor, tenha atenção para também não ser desleal. Desculpe não haver outra forma de dizer isso, mas não seja babaca e nem canalha. Essas energias corroerão sua alma e te tornarão dependente delas - não é ao 'diabo', um ente externo, que se 'vende a alma', é a seu próprio lado sombrio. Seja seu guardião contra você mesmo. Lembre-se sempre que o bastião da verdade não precisa de outro defensor senão ele próprio. Seu exemplo fala por si só. Aja com valores firmes e seu caminho poderá ser difícil, mas estará sempre aberto. Duas coisas você sempre deve buscar fazer:
  • Fale direto e em particular com as pessoas o que quer falar. Olhe em seus olhos.
  • Dê sempre chance de defesa. E saiba que podem existir outras verdades além da sua.

E outras jamais:
  • Não 'desabafe' como se isso fosse um salvo conduto para falar o que quiser. Chame como você quiser chamar, 'desabafo' ou não, você continua responsável pelo que diz.
  • Não difame. Seja responsável. A palavra dita não pode mais ser retirada.
  • Não mande recadinhos. Você não tem mais 10 anos de idade.
  • Não fale pelas costas. Seja ético.
  • Não traia a confiança - mesmo, na pior das hipóteses, de quem você pensa que traiu a sua.

E não se sinta um bobo, um 'otário', por ser assim. Quando você é sério, honrado, probo, as pessoas sérias o reconhecerão e o sustentarão. Quando é desleal, atrairá para si outras tanto quanto, como um câncer a se multiplicar e te sufocar, e as pessoas sérias se afastarão e sentirão pena de você.

Seja leal, meu filho, consigo mesmo e, consequentemente, com o mundo. Assuma esse compromisso diariamente com seu 'eu'. O fardo da deslealdade não te permitirá entrar no caminho da felicidade. Não há futuro na deslealdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário