Filho, hoje eu estava descendo uma grande escadaria no centro da cidade, quando percebi que dali poderia nascer uma reflexão importante para deixar para você.
Normalmente as pessoas gostam de agir na vida ... ou ... olhando longe demais e perdendo o caminho ... ou ... olhando perto demais e perdendo a meta. Onde o meio termo? Na escada!
Ao descer uma escada, você olha primeiro para o fim dela para te dar o sentimento do todo. Durante esse tempo, você não começa a descê-la. Estuda alternativas de rota (se houver), procura um ponto de apoio (corrimão) - enfim, planeja sua descida (o previsível), às vezes em segundos.
Encerrada essa etapa, você tira os olhos da meta e mira apenas o próximo degrau. Sua atenção agora não está mais no longe, mas no imediato, para garantir uma boa execução do que foi planejado. Pisa firme no próximo degrau antes de deixar o anterior, certifica-se sempre de estar com seu ponto de apoio funcional, observa o entorno para não haver choques com outras pessoas (o imprevisível).
Quando quiser atingir um objetivo, desça uma escada. Pare, olhe, planeje o previsível; quando for andar, olhe para o próximo passo e lide com o imprevisível com tranquilidade e continuidade. Em poucas palavras: pense grande, mas aja pequeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário