À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


sexta-feira, 31 de julho de 2015

Água

Filho, nosso planeta é composto por cerca de 70% de água. Ele só se chama "Terra" e não "Água" porque na época em que foi batizado ninguém sabia disso. Mesmo assim, só 3% da água do mundo é própria para o consumo humano (os outros 97% são água salgada).


Na época em que vivemos hoje - quando você ainda é um bebê - o petróleo é o líquido abundante mais valorizado do mundo (o não abundante, só para você saber, é o veneno de cobra coral verdadeira, custa 60 mil dólares o mililitro). Num futuro próximo será a água potável.

A água é o símbolo da vida para diversas tradições e não é à toa. Foi na água que surgiu a vida no planeta; nosso corpo é composto por por 50-60% do peso em água; precisamos de em média de 2 litros e meio de água por dia para sobreviver; a água ajuda a regular a temperatura da Terra; sem água não há comida; etc.

Sobrevivemos milhares de anos sem petróleo, mas não sobrevivemos nem alguns dias sem água.

A poluição e a ganância tendem a tornar as fontes de água potável cada vez mais escassas e controladas por poucos. Se seguirmos essa tendência, muitos morrerão de sede no mundo em alguns anos e é possível que haja mais grandes guerras por causa de fontes de água potável. Em sua vida pessoal e profissional jamais se esqueça disso. Deixo as seguintes dicas para você:
  • Economize água potável. Faça mais com menos água sempre que puder.
  • Converse com as crianças sempre que puder sobre a importância da água.
  • Você tem o direito de negar dinheiro e até comida para quem pede na rua. Jamais negue água.
  • Se puder, visite por pelo menos uma semana um país ou um Estado no Brasil que sofre com a falta de água potável. Olhe nos olhos das pessoas. Seu conceito de necessário mudará.
  • Se tiver alguma ideia para melhorar a gestão de água, só tire dela o dinheiro justo para remunerar seu tempo. Considere doar o restante para a humanidade.

O único futuro possível é um futuro de respeito ao planeta e à água que ele nos dá.

Um comentário:

  1. Pedro, estou saboreando seus escritos para o Antonio. Tudo tem sabor de Amor, de Educação, de Solidariedade, de VIDA!!!!
    Fico imaginando com o decorrer dos anos, a beleza e a profundidade da HERANÇA que ele irá receber de vc!
    Quem dera todas as crianças recebessem igual Herança , repleta de Sabedoria e Ensinamentos!
    Um grande beijo !!!

    ResponderExcluir