À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


sábado, 25 de julho de 2015

Desigualdades

Filho, você verá que o mundo é repleto de desigualdades.


Se você tiver dois gêmeos idênticos e criá-los da mesma forma, você verá que surgirá entre eles desigualdades. Da mesma forma, se do dia para a noite houvesse uma mágica no mundo que igualasse todos os seres em tudo, pouco tempo depois, as desigualdades reapareceriam. Por quê? Porque os seres são desigualmente aptos: em inteligência, sentimento, tendências, virtudes.

Mas nem toda desigualdade nasce daí. O mundo propaga desigualdades, fazendo com que seres saiam de pontos de partida distintos. A pior das desigualdades é a de oportunidades. Sempre que estiver ao seu alcance, esteja certo de oferecer a todos as mesmas condições para que demonstrem suas possibilidades.

Às vezes é preciso tratar desigualmente os desiguais para que as desigualdades não extrapolem seu limite natural, atingindo a dignidade do ser humano. É quando a frieza se dobra à humanidade e a igualdade à justiça. Esteja atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário