Filho, você possivelmente estará cercado de livros, matérias de jornal, relatórios, textos em geral, de muitos autores. A imensa maioria deles escrita por especialistas e dedicada a analisar alguma situação em particular.
Com a leitura e a experiência, você aprenderá a separar os bons dos maus escritos: os honestos e os mal-intencionados, os isentos e os tendenciosos, os fundamentados e os inconsequentes.
Mas, por incrível que pareça, o verdadeiro conhecimento não está aí.
Os grandes sábios da humanidade não são os melhores analistas - são os que se dedicaram a sintetizar as ideias mais complexas preocupados em alcançar a todos e fazer o mundo pensar. São nas singelas histórias dos grandes líderes do mundo que estão escondidas as grandes verdades.
Uma excelente análise pode ensinar, mas só a síntese permite educar, porque traz à realidade; uma elucubração complexa mexe com o raciocínio e seleciona entendedores, mas só a simplicidade de um símbolo mexe com a sensibilidade e cria o hábito do agir em todos. Se a análise estimula, só a síntese transforma.
Fazer caber um boi num caminhão é fácil. Num grão de arroz furado nem tanto.
Aprenda a sintetizar com sabedoria, sem simplismo mas com simplicidade. Para isso, não há melhor exercício do que lecionar para crianças/adolescentes e aprender a contar histórias. Experimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário