- O discurso não reflete o que se pensa ou se sente.
- A ação não reflete o que se fala.
Ao mesmo tempo, quem fala tudo o que pensa, a toda hora e a qualquer um é, no mínimo, um chato. Para que seu discurso seja coerente com seu pensamento, eu recomendo:
- Procure o entendimento e, se possível, o consenso. Eleger pontos comuns e alinhar expectativas é diplomacia. Mas - atenção - quando isso trai seus princípios e fere seus valores é falsidade.
- Use o silêncio e o sorriso a seu favor. Quando não puder ou não quiser dizer algo, seja sincero: "prefiro não comentar este assunto agora".
- Quando tiver que falar algo delicado, seja tão gentil quanto possível, mas não seja omisso nem distorça o que vai dizer por eufemismos. Firmeza e doçura podem caminhar juntas.
- Saiba o limite do aceitável em suas ações. Pode ser que, por uma razão ou outra, não seja possível ou razoável naquela hora agir: isso é sabedoria. Mas - atenção - quando você faz algo contrário ao que prega é hipocrisia.
- Eleja prioridades. Saiba negociar o que fazer primeiro. Dica: escolha sempre aquilo que tem maior chance de multiplicar o bem. Adiar atitudes por esse motivo é equilíbrio, não omissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário