Filho, nem todas as pessoas possuem o mesmo grau de educação, de respeito e de civilidade. Algumas acham que o mundo deve servi-las e não se conformam quando isso não acontece. É quando elas dão chilique, faniquito, fricote, piti, surtam ou ficam histéricas - chame como quiser.
Eu criei um protocolo muito pessoal para lidar com esses rompantes e gostaria de compartilhar com você para que aproveite o que achar bom.
- Use o mesmo fórum em que foi interpelado.
- Permaneça calmo.
- Se você errou, peça desculpas logo no início. Se não errou, não peça, não se justifique.
- Fale baixo, firme e pouco, sem grosserias ou ofensas.
- Olhe nos olhos de quem deu o chilique o tempo todo.
- Deixe clara sua reprovação ao fricote independente do mérito do assunto.
É preciso que você deixe evidente, filho, de uma forma civilizada, que não é tolerante com pitis e que condena essa forma de comunicação. Uma posição morna fará com que os outros tenham a falsa sinalização de que você está disposto a ouví-los a toda hora. Não deixe que façam seu ouvido de penico.
Sendo sóbrio e firme perante os faniquitos alheios, todos entenderão que você busca, clivilizadamente, o equilíbrio e o resultado útil, e te respeitarão por isso. É claro: não se esqueça que para fazer isso tudo, você mesmo não poderá dar chiliques. Para você, a tolerância deve ser zero por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário