À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Diálogo

Filho, desde que existe o ser humano em comunidade existe sua expressão através da palavra falada. Estima-se que, na sociedade contemporânea, falemos uma média de 15 mil palavras por dia. Mas dessas quantas são realmente troca útil de informações?


Várias pessoas falando entre si pode ser um diálogo ou um conjunto de monólogos. O que diferencia as duas situações? O diálogo pressupõe:
  • escuta
  • interesse pelo outro
  • vontade genuína de compreender o pensamento alheio
  • humildade
  • paciência
  • boa vontade

Dá pra ver que dialogar gasta mais tempo e mais energia, não é? Mas é o único caminho possível para se chegar a um verdadeiro entendimento, é a única forma de criar comprometimento entre os participantes, é a única resposta duradoura para conflitos.

Procure-o como primeira saída. Comunique-se de forma clara, mas ouça de forma paciente. Fale o que pensa, mas ouça humildemente. Defenda seus valores, mas ouça os dos outros.

Só há meio termo entre lados que se respeitam. E normalmente a resposta não está com um ou outro lado, está no meio do caminho entre eles, num local só possível de ser conhecido pelo diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário