À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


terça-feira, 11 de agosto de 2015

Setênios

Filho, as pessoas que estão lendo este seu blog estão me perguntando por que dividi minhas mensagens a você em períodos de 7 anos, ou setênios.


Ninguém duvida que a vida é feita de fases, de ciclos e que cada um desses períodos apresenta seus desafios próprios. Em algum momento ...
  • a criança começa a olhar para fora de casa e se socializar
  • o adolescente sofre mudanças físicas e emocionais intensas
  • o jovem busca o mundo
  • o jovem adulto se estabelece emocional e profissionalmente
  • o adulto estrutura sua família e pesa suas prioridades
  • o adulto maduro questiona seu papel no mundo
  • o adulto mais velho busca valores diferentes dos de sua juventude

E assim por diante.

Não há nada exato, mas se estipularmos para essas quebras períodos de 7 anos não faria algum sentido? Não parece combinar mais ou menos com o calendário de "crises"? Não parece também que a crise de querer mudar o mundo (14 anos) é diferente da de querer mudar a si mesmo (42 ou 49 anos)?

Quando escrevo a você, meu filho, tento imaginar com quantos anos aquele texto fará mais sentido, ou seja, o que você estará buscando nessa idade. Você não está proibido de lê-los antes, mas imagino que, relendo-os no período correto, eles podem te trazer novo significado.

Não é só porque as células de nosso corpo se renovam em média a cada 7 anos, porque o corpo é formado por 7 octilhões de átomos ou porque a semana tem 7 dias, muito menos porque a Branca de Neve tem 7 anões. Divido minha mensagens em setênios porque quero amaciar suas crises através da reflexão, mas sem te tirar o aprendizado. Divido minhas mensagens em setênios porque não te vejo dividido, mas integralizado em pequenas buscas diferentes que se somam.

Mas você só enxergará isso quando deixar de se importar tanto em contar os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário