À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Trabalho

Filho, o trabalho é lei da vida. Tudo no Universo trabalha.


Para a Física, trabalho é o quanto de FORÇA você faz que resulta efetivamente num DESLOCAMENTO. Se você empurrar com toda força do mundo uma parede e ela não sair do lugar, seu trabalho foi nulo; se você não precisar também fazer força para alguma coisa se mexer (que já esteja se mexendo, por exemplo), seu trabalho também foi zero.

Por que eu estou lembrando para você o conceito de trabalho da Mecânica? Porque ele é ótimo para te alertar de duas coisas em relação ao seu trabalho diário: profissional, familiar, íntimo, etc.
  1. Só existe trabalho verdadeiro com resultado. O desejo é ótimo, mas ele precisa gerar uma consequência útil. É daí que vem a frase: "de boa intenção o inferno está cheio".
  2. Só existe trabalho verdadeiro com esforço próprio. Apropriar-se do que já existe, do que está pronto, não é trabalho, é fraude. Você verá que muitas pessoas aparentemente bem sucedidas são apenas aproveitadoras do trabalho alheio. Não seja uma delas.

Entenda, também, que toda energia gasta na direção errada (por exemplo, tentando empurrar o objeto da figura de forma inclinada para baixo ao invés de para o lado) é pura perda de energia. Conhecer o objetivo que você quer alcançar e gastar a maior parte do seu tempo nisso é trabalhar produtivamente.

Por fim, entenda que trabalho é diferente de emprego (vou lhe falar de emprego outro dia): trabalho é um movimento espontâneo da vontade que resulta em algo proveitoso para si e para os outros. Por hora, quando for procurar um emprego, busque um que te permita trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário