À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Uso

Meu filho, em geral, as coisas e, principalmente, as potencialidades são neutras - é o seu uso que determina sua natureza boa ou má.

  • Uma pedra pode construir uma casa ou matar uma pessoa
  • Uma faca pode descascar uma fruta ou ferir alguém
  • O fogo funde metais para construir cidades ou destrói essas cidades
  • A inteligência cria inovações para uma vida melhor ou humilha e subjuga
  • O carisma motiva e liberta ou hipnotiza e enlouquece

Todo mundo tem facilidades naturais. E os outros, principalmente quando bem treinados, sabem identificar essas forças. Esses são os líderes, que também podem ser bons ou maus. Cuidado para não ter seus dons manipulados por líderes interesseiros, para que não sirva de mão de obra para causas de que você discorda ou que não conhece.

Tenha como orientação geral: o gênero da ferramenta indica o tipo de trabalho. Se você entrega uma enxada na mão de alguém, está pedindo para que capine um solo; se entrega um fósforo, que acenda alguma coisa. Se você vê que tem à disposição internamente uma aptidão, ela, por si só, dá a dica de uma forma útil de uso.

O uso da energia é que torna uma tendência virtude ou vício. Os instrumentos estão nas suas mãos. Assuma para si a escolha e a faça com sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário