À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Personalidade

Filho, no antigo teatro grego, e depois no romano, os atores usavam máscaras com um equipamento cônico acoplado na abertura da boca que fazia as vezes de um alto-falante para projetar sua voz para a plateia (já que não existia sistema de som). Por conta desse artefato, essas máscaras ficaram conhecidas como personas, que vem do latim per sonare ("para soar").


Para fazer nossa voz soar na vida social, também precisamos de um equipamento, só que psíquico: a "personalidade". Até certo ponto, quando, por cuidado com o outro, respeitamos as regras de tal ou qual comunidade, é saudável vigiarmos nosso falar e agir para que nossas ideias soem de forma respeitosa e, no fim, efetiva. O problema, como sempre, é o exagero.

Quando a máscara toma vida própria, não quer mais se desgrudar do rosto que a carrega. É quando, de tanto representar algo que não é, o ser humano passa a se esquecer o que é. Nesse estágio, a persona só aceita ser substituída por outra, tão falsa quanto a primeira, para que se perpetue, naquele ser agora sem face própria, a dominação do faz-de-conta. Você se assustará como isso é, infelizmente, comum, meu filho. Por isso, te peço:
  • Seja honesto consigo mesmo sempre sobre seus defeitos e qualidades.
  • Respeite os outros, mas antes respeite a si próprio: seus princípios, seus valores.
  • Tome 1 minuto por dia, escolha um acontecimento e se veja de fora.
  • Dê atenção quando quem convive contigo te alertar que você está mudando.
  • Junte seus amigos de infância de vez em quando e, nesses encontros, ouça-se.

Em suma, use sempre o espelho da consciência para não esquecer o seu rosto, filho. Quando chegar a hora de deixar o palco da vida, as máscaras devem ficar no camarim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário