À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O sobrenatural

Filho, existem muito mais coisas que nós não entendemos do que entendemos. Por exemplo: 99,6% do que existe no Universo é matéria invisível para nós. É razoável admitir que existem fenômenos inobserváveis e incontroláveis que, entretanto, nos afetam. Mas será que existe o sobrenatural?


Muitas são as histórias de feitos fantásticos de determinados personagens. Poderiam ser reais essas narrativas?

O fogo foi considerado um deus até que o homem o dominasse. Muitas doenças só foram entendidas depois que foi revelado o mundo microscópico. Sempre se pensou que voar seria impossível até que Santos Dumont inventou o avião. Ainda hoje existem frequências que são inalcançáveis para todos os nossos aparelhos e nossos sentidos e ali pode existir, em tese, um mundo coexistindo com o nosso.

E se o que chamamos hoje de milagre fosse apenas o resultado de um fenômeno ou uma lei ainda desconhecida? E se os seres excepcionais que supostamente os realizaram fossem apenas ou mais esclarecidos ou tivessem, por uma capacidade qualquer, acesso a algum desses processos?

Não caia na armadilha de acreditar que o ser humano possui a última palavra de conhecimento do Universo. Essa é a fórmula da paralisia. Não duvide por sistema nem aceite sem julgamento. Investigue. Questione. Considere. Pense. A humildade refletida é o caminho do crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário