À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


quinta-feira, 17 de maio de 2018

A calça no cabide

Filho, hoje eu fui pendurar minha calça num cabide e lembrei de você quando me dei conta de que ali, naquele simples gesto, estava um ensinamento precioso para a vida.


Você já tentou pendurar uma calça bem lisa em um cabide com a cintura alinhada com o fim da perna? O que acontece com ela? Desliza até cair. Por quê? Porque a cintura é a parte mais pesada da calça e o centro de gravidade dela não está no seu meio, mas mais próximo à parte mais densa - está, portanto, deslocado para cima.

A calça no cabide, meu filho, te grita aos olhos: igualdade não é sinônimo de equilíbrio.

Saiba identificar na vida os lados mais pesados e mais leves, mais e menos densos, mais e menos compactos, e encare-os com a sabedoria do cabide: o ponto de balanço provavelmente não está no meio entre eles - o lado mais fraco precisará de mais "tecido" para que dessa "igualdade desigual" nasça a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário