À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Observar, decidir, agir

Filho, tudo o que já li e vi até hoje de material motivacional, de auto-ajuda, de desenvolvimento pessoal ou corporativo é muito parecido e pode ser resumido nesses 3 passos: observar, decidir e agir.


Observar com atenção, com a cabeça e com o coração, sem julgamento, desarmado, por mais diferente que possa ser de tudo o que você conhece. Às vezes o principal objeto a ser observado é você mesmo.

Observar algo que merece mudança e não decidir é deixar-se levar pela força da preguiça mental, do preconceito, do comodismo. Essa primeira barreira responde por boa parte do imobilismo, da inércia do mundo.

Decidir com coragem, com plano e metas realísticas. Ver-se melhorado é mais da metade do caminho, mas é preciso que essa visão saia do campo do mero desejo abstrato.

Decidir sem agir é permitir-se arrastar pela força do medo de ser julgado.

Agir com persistência. A ação é a coroação, a completude da mudança que se quer.

O segredo é fazer isso com coisas pequenas, uma por vez, sem pressa. Mas já, hoje, com o que te incomoda pouco, com o que está à mão. Uma vez começando, saindo do zero, haverá uma realimentação, porque mudar a si mesmo e mudar o mundo são posturas viciantes.

Comece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário