À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Professor

Filho, você possivelmente ouvirá que todas as profissões são igualmente importantes. Não são.


Existem 3 gêneros de profissões, por grau crescente de valor para a sociedade:

1. Burocráticas e especulativas: não geram nada, promovem na sociedade uma paralisia inútil. A imagem é a de um parafuso brilhante que roda em falso: dá a ilusão de que apóia, mas só ocupa espaço. São as mais valorizadas financeiramente e dão a isso muita importância.

2. Produtivas: sustentam o presente, garantem a continuidade da sociedade. A imagem é de um parafuso fosco e firmemente fixado. São medianamente bem pagas.

3. Educativas: constroem o futuro, viabilizam a evolução da humanidade, mostram novos horizontes de transformação. A imagem é de um novo furo na parede para novos pontos de apoio, que não aparece, mas sem ele não é possível fixar parafusos. São mal remuneradas mas não desistem por isso.

É natural que uma sociedade viciada, obliterada, alienada, remunere melhor o que aparece mais, não o que contribui mais. 

Ainda estamos em um grau muito primitivo de desenvolvimento e visão em relação ao que realmente importa.

Hoje, dia do professor, é uma oportunidade para repensar nossas prioridades, nossas atitudes em relação aos que contribuíram para sermos o que somos, o que sabemos.

Agradeça aos seus professores. E abrace sua mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário