À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


terça-feira, 4 de agosto de 2015

Doenças

Filho, uma doença é uma disfunção no equilíbrio das funções do corpo e pode ser provocada por diversos fatores.


Alguns pensam que as doenças são desajustes físicos ou químicos e precisam ser combatidas com remédios. Outros incluem no combate, ainda orgânico, a alimentação, o estilo de vida, a prática de exercícios físicos. Ainda há os que já situam algumas doenças no campo do que chamam psicossomático: causadas ou mantidas por uma postura mental ou emocional que as alimenta. Por fim, os que ainda incluem doenças por motivações espirituais.

Como em tudo, a realidade é uma composição de pequenas verdades. Todos estão certos em alguns casos e errados se tentam generalizar. Uma martelada na cabeça pode causar uma doença? Sem dúvida. Um estado depressivo também? Claro. Qual é a mais grave? Só quem passa sabe dizer.

Por isso, quando estiver doente ou quando tiver alguém doente próximo a você:
  • Acalme-se. A tranquilidade é o estado ótimo para a recuperação de um corpo adoentado.
  • Procure um médico. Mesmo que a origem principal não seja meramente orgânica, combater os sintomas é essencial para melhorar seu bem-estar.
  • Procure a causa. Procure a causa da causa. Procure a causa da causa da causa. Procure ... até estar convencido de que chegou à raiz do problema.
  • Não despreze visões médicas holísticas, que buscam o equilíbrio do ser como um todo, tais como a homeopatia e a medicina antroposófica, principalmente com problemas crônicos.
  • Antes de qualquer decisão de impacto, como cirurgia ou tratamentos de fortes efeitos colaterais, consulte outro profissional e durma uma noite pelo menos pensando sobre o assunto.
  • Em paralelo ao tratamento médico, você pode considerar: psicoterapia, acupuntura, exercícios físicos direcionados, meditação, reeducação alimentar, tratamento espiritual.

A Medicina é uma ciência de observação e, como tal, com resultados estatísticos variáveis. Respeite-a sinceramente, mas jamais a tome por verdade absoluta.

Por fim, lembre-se do poeta romano Juvenal que resumiu o desejo que julgava correto ser pedido em relação à saúde: "mens sana in corpore sano" ("mente sã em corpo são"). Saúde é sustentar pensamento saudável num corpo devidamente cuidado. Cuide-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário