À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


sábado, 28 de novembro de 2015

Eu ME proíbo

Filho, há algum tempo eu escrevi uma mensagem para você intitulada "Eu te proíbo". Agora é a minha vez.


Eu ME proíbo:
  • De não te ouvir, mesmo que não concorde com você;
  • De gritar com você, mas prometo ser firme e duro, se necessário;
  • De usar qualquer tipo de violência com você;
  • De não respeitar sua individualidade, a menos que te coloque em risco;
  • De interferir em suas escolhas amorosas, a menos que elas te coloquem em risco;
  • De menosprezar seus problemas e suas conquistas só porque eu já passei por eles;
  • De deixar você fazer sempre o que quiser por preguiça de te educar;
  • De perder a paciência com você, por mais que você se esforce para isso;
  • De deixar com que o trabalho roube minha qualidade de presença junto a você;
  • De querer que você cresça rápido demais;
  • De te ver como um bebê, quando você precisar crescer;
  • De não te ver como meu bebê, quando precisar do meu colo, seja com que idade for;
  • De não te dar a mão quando você precisar;
  • De te oferecer a mão quando você não precisar; 
  • De não te segurar quando você cair;
  • De te segurar quando você precisar ir;
  • De ser apenas seu pai quando deveria ser seu mestre; de ser apenas seu amigo quando deveria ser seu pai; de estar ausente quando deveria ser seu amigo.

A paternidade, filho, é também uma dança: preciso e vou deixar com que você se movimente, embora esteja te acompanhando os passos a todo momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário