À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

"Father and son" - "Pai e filho" (Cat Stevens)

Filho, ontem eu ouvi novamente essa música de 1970 de Cat Stevens, e lembrei de você. Quando cheguei em casa, coloquei você no meu colo e a cantei para você duas vezes, com lágrimas nos olhos. Ela fala sobre conflito de gerações, sobre equilíbrio, sobre rompimento. Preciso que entenda por que a selecionei. Primeiro, vamos à música:

Tradução retirada do site LETRAS.MUS.BR: http://letras.mus.br/cat-stevens/38427/traducao.html

Filho, você terá muitas vezes a sensação de que é hora de se libertar mais fortemente de seus pais, seja querendo sair de casa, seja querendo viver um tempo longe, seja agindo sem a "proteção" paterna, seja tomando uma decisão divergente da minha opinião. É esperado que você aja assim - se os jovens não decretassem, em algum momento, sua própria liberdade existencial, jamais teríamos saído das cavernas e o mundo não teria progredido.

Mas há um problema: se você fizer isso antes do tempo, se machucará praticamente sem proveito de aprendizado; se deixar passar o tempo certo, sofrerá e voltar será mais difícil. Existe uma hora ideal para que o "cordão umbilical" seja afrouxado ou cortado. E não - não existe fórmula. É preciso descobrir a sua.

Na música, pai e filho são estereotipados: o pai se posiciona sempre contra a mudança e a favor da continuidade e o filho sempre a favor do rompimento. Quem está certo? Provavelmente a verdade está no meio do caminho entre eles.

Destaco uma frase dita pelo filho: "Mas são eles que sabem, não eu". A experiência dos outros, por mais que te amem, é deles. É preciso que você tenha as suas, nem que seja a custa de sofrimento e fracasso. Mas isso não pode ser feito a todo custo: não pode comprometer sua saúde, sua segurança, sua vida ou sua sanidade mental. Se estiver nesse ponto, eu irei intervir, mesmo que você não goste. Senão, por mais que me doa o coração, em prol de seu desenvolvimento, deixarei você experimentar.

Não crio você para mim, meu filho; crio você para você, para que você seja um ser humano bom, realizado, seguro e independente. Sei que, em algum momento, "quando houver uma maneira, você terá que ir". Seu pai estará com a mente tranquila, com o coração inquieto, com os olhos marejados, com as mãos abertas, e olhando e torcendo por você.

OBS: Hoje, a música (com a letra) está disponível no endereço: https://youtu.be/GxWFP6v3vQs. Caso isso seja velho demais quando você ler esta mensagem, procure onde for por "Father and Son" + "Cat Stevens" - a Internet pode ficar velha, essa música dificilmente.

Um comentário:

  1. Tive a grata surpresa de descobrir um blog com as mesmas intenções do meu. Parabéns pelos artigos bem escritos!

    ResponderExcluir