À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Quem decide é sempre o coração

Filho, há alguns anos atrás, um neurocientista chamado Antonio Damásio fez uma descoberta inovadora. Pesquisou diversas pessoas com lesões na parte do cérebro onde as emoções são geradas. Todas apresentaram resultados cognitivos normais, exceto por um detalhe: não eram mais capazes de sentir emoções. O mais interessante, entretanto, é que elas também não conseguiam decidir mesmo coisas muito triviais, como o que queriam comer, embora pudessem descrever logicamente tudo o que se passava. A conclusão do estudo foi: as emoções são fundamentais para as decisões, mesmo para as que achamos absolutamente racionais. No fim das contas, quem decide é sempre o coração.



Se é uma realidade, convém não lutar contra ela: quem bate o martelo é sempre quem bate dentro do seu peito. Resta ao cérebro inteligente negociar:
  • O cérebro é medroso e se pauta no passado; o coração é valente e se guia pelo futuro. Entenda as diferenças antes de negociar.
  • Não meça forças com a emoção. Ela vai se esconder, você vai pensar que ganhou, vai começar a ser assaltado a toda hora do dia, porque o coração vai fazer greve e bagunçar suas pequenas decisões, e quando o cérebro olhar para o lado, vai ser atropelado sem chance de defesa.
  • Não distorça ou ampute a realidade para si mesmo, tentando se enganar. Ofereça argumentos honestos e balanceados. O coração costuma gostar de sinceridade e da justiça. Se ele perceber que está tentando ser enganado, vai decidir sozinho e pronto.
  • O coração não se convence, ele abraça ideias. Os argumentos racionais não são suficientes para ele. Para ter acesso aos emocionais, você precisará das ferramentas da meditação e do autoconhecimento.

Mas que a pobre massa cefálica não se sinta (?) preterida. Pode não parecer, mas o coração é seu melhor amigo, defensor e guerreiro. Às vezes a apavora, mas é o cara certo para estar no controle do botão das decisões.

Por fim, deixo um fantástico resumo do assunto, inspirado, poético e emocional - como não poderia deixar de ser - feito por Clarice Lispector:

Não me deem fórmulas certas,
Porque eu não espero acertar sempre...
Não me mostre o que esperam de mim,
Porque vou seguir meu coração!...
Não me façam ser o que eu não sou,
Não me convidem a ser igual,
Porque sinceramente sou diferente!...

Um comentário: