À guisa de introdução


Este é um espaço de coleção de pensamentos para meu filho Antonio.

Categorizei as postagens por fase da vida em que imagino que serão úteis a ele, divididas em períodos de 7 anos. Assim, onde estiver marcado "1setenio" são para de 0 a 7 anos, "2setenio" para 7 a 14, e assim por diante.


terça-feira, 13 de setembro de 2016

Significante e significado: "por causa da cor do trigo"

Meu filho, o que um lápis, uma janela, um sapato ou uma máquina de café expresso - mesmo que você não goste de café - dizem para você? Se você colocar muitas pessoas em uma sala, você terá muitas reações diferentes frente aos mesmos objetos ou situações. De onde vem essa diferença, como entendê-la e influenciá-la?


O significante é o que dá o significado a cada coisa e ele não necessariamente tem relação com essa coisa em si. Se a casa em que você nasceu tinha paredes verdes e você viveu ali grandes experiências com pessoas amadas, vai reviver, mesmo instintivamente, esse carinho quando estiver em um cômodo verde; se você sofreu uma grande perda em um domingo, é possível que guarde sempre uma sensação ruim daquele dia da semana; e assim por diante. O significado tem a ver com a sua interação com aquela realidade objetiva e encontra eco no que você fez ou sofreu na presença daqueles itens ou ações que, em princípio, são frios. Isto é traço da sua própria humanidade: nenhuma máquina consegue reproduzir.

Foi Antoine de Saint-Exupéry em seu imortal "O pequeno príncipe" que resumiu bem, na fala do príncipe para a raposa, o que é significado:

"Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo..."

Guarde na sua memória os detalhes daquilo que te marcar emocionalmente sempre que puder. Atribua você significado às coisas, fruto de sua atenção, seu respeito, sua ação consciente. Se você não o fizer, ele ficará marcado em você sem controle, por automatismo, o que é péssimo e gera traumas difíceis de serem diagnosticados.

Não se esqueça de ressignificar tudo de vez em quando. Dê chance para o que te causa mal estar e não se prenda excessivamente ao que te dá prazer. É fundamental que você não esqueça que o objeto é o objeto e o que te causa horror ou adoração não é o objeto em si, mas sua essência.

Tire "fotos" de eventos, locais, coisas e pessoas, guarde-as em sua memória, mas não se esqueça que, por trás delas, há pensamentos, sentimentos e vida e é isso que faz você amá-las. Você vê significado porque enxerga o significante.

Por fim: desfrute, se deleite com os significados nas pequenas coisas que te fazem bem. Tendo o devido cuidado de não idolatrá-las, elas serão para você magia e poesia, a relembrar e fazer reviver as luzes da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário